sexta-feira, dezembro 14, 2012

PORTAL A12.COM ENTREVISTA PADRE PAULO LIMA SOBRE A CAMPANHA CURTA O BEM ARACAJU

Campanha 'Curta o Bem' em Aracaju organiza ações para combater a violência

  • Elisangela Cavalheiro
    Redação Portal A12


A campanha ‘Curta o Bem’ lançada na Arquidiocese de Aracaju surgiu a partir da iniciativa de um sacerdote que percebeu a necessidade de combater a violência e as drogas.

Padre Paulo Lima da Paróquia Sagrada Família de Aracajú (SE), radialista e coordenador de comunicação na arquidiocese, além de apresentador de diversos programas na tevê e no rádio, criou a campanha com o objetivo de mobilizar as pessoas a partir de uma frase de impacto e ações diversificadas pela capital aracajuana.

Segundo o sacerdote, a campanha tem como meta atuar nas paróquias, mas também pretende estender as ações junto a diversas instituições da sociedade para que possa realizar seu objetivo na promoção do bem. 

A campanha acontece por meio da divulgação de um adesivo que pode ser colocado nos veículos e onde for possível e com a participação de um mascote que recebeu o nome de ‘Bem-Bem’ que participa nas ações promovidas pela iniciativa.

Padre Paulo Lima concedeu entrevista ao Portal A12 apresentando a proposta da campanha e contando quais os projetos que pretendem ser realizados ao longo do próximo ano. Veja a entrevista.

  
Portal A12 – O que motivou a Campanha ‘Curta o Bem Aracajú’?
Padre Paulo –
Diante de uma sociedade marcada por uma cultura de morte o bem precisa ganhar o seu espaço daí o que me motivou para a criação da campanha foi devido a grande onda de violência na sociedade. No país, o grande número de jovens que usam drogas, sobretudo quando encontrei vários grupos de rapazes se drogando, pensei ‘Meus Deus temos que fazer algo para que essa turma, esses jovens,  possam  curtir algo diferente’.

Nisso, nasceu o nome da Campanha ‘Curta o Bem’. Partindo do Salmo 36/37 quando diz: ‘Evita o mal e o faze o bem’. Resolvi estender a campanha para a sociedade como um todo, despertando na sociedade atitudes novas, novas maneiras, novas ações, para que  o bem de fato aconteça. O mundo parece ter esquecido de que o Bem existe e precisa virar o jogo de tanta violência que aí está.


Portal A12 – Como será realizada a Campanha?
Padre Paulo –
A campanha acontece a partir de uma simples frase que queremos torná-la conhecida na sociedade, motivando todos para fazer acontecer uma cultura do bem, daí ‘Curta o Bem Aracajú’, tendo como Aracajú a cidade escolhida para o início da campanha, mas pretendemos espalhar por outras capitais no País.

Com o adesivo da campanha e o nosso mascote chamado de ‘Bem-Bem’ queremos motivar e convidar a todos para ‘curtirem’ o bem. Como gesto concreto denominamos algumas ações chamadas ‘Ações do Bem’ para fazer despertar nas pessoas uma nova qualidade de vida, ações em favor de todos e com a participação de todos, unindo forças pelo bem. Estaremos realizando vários eventos para que o bem aconteça.


Portal A12 – Quem está sendo envolvido nessa campanha? Como está sendo feita a mobilização na arquidiocese?
Padre Paulo –
Todas as pessoas de boa vontade independente de religião. Há uma abertura para empresas que estarão participando como empresas amigas do bem, colégios, dioceses, paróquias, prefeituras, secretarias de educação, clube de serviços e diversas parcerias. Os meios de comunicação entram como parceiros e colaboradores na divulgação da campanha e de todas as suas ações.

Na arquidiocese está acontecendo por primeiro a propagação da campanha com o apoio do Arcebispo, dom José Palmeira Lessa, com a colagem de adesivos em carros e diversos produtos que divulgam o bem, todos confeccionados com o mascote oficial da campanha.

Em Aracaju, tivemos o lançamento oficial da campanha ‘Curta o Bem Aracajú’ no dia 27 de novembro com a presença de várias autoridades. Para o próximo ano teremos vários eventos a favor do bem.


Portal A12 – Com a crescente violência as pessoas acabam vivendo muitas vezes, fechadas em suas casas e imobilizadas por sistemas de segurança, por causa do clima de constante insegurança. Esse caminho é o melhor a ser tomado diante dos problemas ocasionados pela violência. Como o senhor percebe essa realidade?
Padre Paulo –
Esse não é o caminho para se combater a violência, acredito na formação de consciência, na transformação interior da pessoa, mas não posso deixar de dizer que as pessoas procuram a todo custo se proteger pelo grande índice de violência, mas não desejariam viver assim. A insegurança é grande, o medo toma conta da vida das pessoas, se perde muito quando se fala em qualidade vida, e tudo isso gera nas pessoas um recolhimento, e talvez no futuro, teremos mais gente deprimida. Por isso, chega de violência, o bem precisa mudar tudo isso, não podemos deixar de acreditar na força do bem. Mas não podemos ficar de braços cruzados. Acredito que seja necessário alguém gritar pelo bem.


Portal A12 – Quais ações o senhor espera promover com essa campanha?
Padre Paulo – Passeios ciclísticos, mini-maratona, ‘Bem Fest’, ‘Inverno bem agasalhado’, trilhas e várias outras ações pelo bem, como: ‘Evite drogas curta o bem’, ‘Diga não a violência’, ‘Vamos virar esse jogo’, entre outras.

A campanha mantém uma página na rede social Facebook para divulgar as ações.